*Releitura - 1º livro dos 12 para 2018*
•
"Frank Boaum escrevia para crianças, mas nunca de modo infantil. Talvez por isso a história enganadoramente simples das aventuras de Dorothy na maravilhosa terra de Oz tenha sido um best-seller ao longo de todo século XX, traduzido para praticamente todos os indiomas, e comece o século XXI no mesmo caminho."
Dorothy Gale, uma órfã que vivia numa fazenda do Kansas com seus tios e seu cachorro chamado Totó. Num dia habitualmente cinzento, um ciclone acaba por se centralizar bem sobre a casa de Dorothy. Enquanto seus tios conseguem entrar no porão que servia como abrigo para essas tempestades, Dorothy e seu cachorro se atrasam e ficam para trás, sendo levados por muito tempo pelos ares até chegarem na terra de Oz. A história quase todo mundo já sabe por antemão, Dorothy tem que seguir por uma estrada de tijolos amarelos na qual ela encontra outras três figuras incríveis: o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde. E esses três personagens se juntam à Dorothy para também encontrar Oz e, cada um, pedir algo para ele: o Espantalho quer um cérebro para pensar como os homens, o Lenhador de Lata um coração para amar e o Leão Covarde quer coragem para ser o destemido Rei dos Animais.
•
Esse é um dos meus livros infantis preferidos, porque mesmo a narrativa sendo simples a moral da história não é! Um ponto bem forte da trama acaba sendo que Baum consegue fazer críticas e outros apontamentos nas entrelinhas, como os óculos verdes que os personagens são obrigados a colocar para entrar na Cidade das Esmeraldas, uma clara alusão aos governos que forçam todos a compartilharem de uma mesma visão. Outro ponto é o desfecho em torno da busca pessoal de cada personagem, a forma com que no caminho eles "se tornam" exatamente o que estão indo pedir ao mágico de Oz, ou seja, precisamos olhar para dentro de nós para encontrar o que procuramos as vezes.
•
Tá mais que indicada esta releitura ! Sempre favoritado♥️

0 comentários